domingo, 12 de junho de 2022

 PARA ESSE DIA DOS NAMORADOS:


O MITO DE PENTESILEIA OU 


DE COMO SER DEVORADO POR UMA NAMORADA FEMINISTA.


 Na Ilíada de Homero conta-se a história das amazonas, mulheres que se uniram para formar uma sociedade de libertas, desagrilhoadas do modelo patriarcal. Essas mulheres, todas guerreiras, decepavam um dos seios a fim de melhor lutarem e defenderem-se. Daí a palavra "a-mazona" que significa "sem-seio".


Altivas, ao proclamarem um Estado independente, não mais subjugar-se-iam a quaisquer ordens masculinas. No entanto, havia um momento no qual essa independência era desafiada: quando urgia reproduzirem-se, uma vez que, sem a reprodução, a sociedade das amazonas desapareceria. 


Para tanto, as amazonas invadiam outras tribos a fim de capturarem os seus homens mais valorosos. Elas apenas poderiam tomar por parceiros aqueles a quem tivessem derrotado nas batalhas. Uma vez vencedoras, sequestravam os desejados vencidos  para dentre elas. Levavam a termo as cópulas de emergência  e os devolviam aos seus lares sãos e salvos. 


Foi quando chegou o tempo da rainha das amazonas, Pentesileia, ter de ir em busca de um parceiro reprodutor. Elegeu por caça um homem grego e partiu ao seu encalço. 


Ao alcançar a Hélade, depara-se com a guerra de Tróia e num instante de sideração vê o grande Aquiles, que também a vê, e apaixonam-se. 


Mas, ambos precisam digladiar entre si. Apenas se vencedora, Pentesileia poderá raptá-lo. Aquiles pensa em entregar-se a sua raptora por seu bel prazer, mas a sua honra de soldado o impede. É quando por sobre Pentesileia, Aquiles desfere um golpe mortal. E assim, desesperado, tendo Pentesileia ensanguentada e sem vida em seus braços, encerra-se o mito grego.


Milênios após Homero, em inícios do séc. XIX, o dramaturgo alemão, Heinrich von Kleist, reverte essa história de amor feminista. Em sua peça, durante o duelo a que estão condenados os dois apaixonados, é Pentesileia quem sai vencedora, matando Aquiles. Mas ela não pranteia o amado e sim, em estado de delírio, devora-o, canibalizando-o.


Uma vez saciada e tendo  retomado a consciência, Pentesileia, ao constatar a carne de Aquiles mastigada e deglutida por sua carne, toma de seu punhal e se mata com Aquiles ainda quente dentro de si.


*


Feliz Dia dos Namorados a todas e todos!


*

Ilustração: Óleo "Amazona Ferida" do pintor alemão Franz von Stuck (1903).




Nenhum comentário:

Postar um comentário