terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

 "LAMENTO ESTAR MORRENDO JUSTAMENTE QUANDO ESTOU APRENDENDO O ALFABETO DE MINHA PROFISSÃO".


(Palavras de Michelângelo ao estar falecendo às vésperas de completar 89 anos de idade no dia 18 de fevereiro de 1564.)


Essa frase pronunciada pelo "Divino" em seu leito de morte não apenas revela a potência vital de Michelângelo e o seu amor ao trabalho e à vida, uma vez que estando quase aos 90 anos de idade, tudo para ele estava ainda para ser inaugurado, em um processo incessante de aprendizagem, mas, também, tem forte conotação para o mundo da estética. 


Michelângelo, a despeito de sua artrite, fez uso de seu cinzel e martelo até os seus últimos dias de vida. Pouco antes de falecer, ele havia esculpido a sua terceira Pietà, a Pietà Rondanini. Essa Pietà é de uma modernidade a toda prova. Poderia estar sendo esculpida hoje, poderia vir a ser esculpida amanhã.


 Sim, Michelângelo faleceu fazendo Arte Moderna. Arte que viria ao mundo apenas quatro séculos após a sua morte... Arte que daria o seu primeiro respiro uma vez que viessem a ser superados o maneirismo, o barroco, o rococó, o neoclassicismo, o romantismo, o impressionismo e tantos outros ismos. Mas, Michelângelo morreu aprendendo o alfabeto da Arte Moderna. E por ser gênio, ele muito bem o sabia...e lamentava que a morte o impedisse de seguir soletrando o seu beabá...



*

Ilustração: "Pietà Rondanini" de Michelângelo - 1564.

Nenhum comentário:

Postar um comentário