domingo, 7 de fevereiro de 2021

 AMOR DE CARNE, AMOR DE ESPÍRITO. AMBOS: AMOR DE ALMA.




Assim como Michelângelo amou profundamente, Vittoria Colonna, também nutriu uma paixão erótica pelo belo jovem, Tommaso dei Cavalieri. Em comum às duas experiências estão o provável platonismo e os embates de Michelângelo consigo mesmo em face dos seus desejos.
Aqui, um belíssimo soneto e um desenho endereçados a Tommaso dei Cavalieri:
A TOMMASO
Espírito nobre, em quem se reflete,
E em cujos belos membros, honestos e queridos, pode-se ver
Tudo o que a natureza e o céu podem alcançar dentro de nós,
Excelência em qualquer outra obra de beleza;
Espírito gracioso, em quem se espera e se acredita
Por dentro - como eles aparecem externamente em seu rosto -
Amor, pena, misericórdia, coisas tão raras
E nunca encontrado na beleza tão verdadeiramente;
O amor me leva cativo e a beleza me amarra;
Piedade e misericórdia com doces olhares
Encha meu coração de grande esperança.
Que lei ou poder no mundo,
Que crueldade deste tempo ou de um tempo por vir,
Poderia impedir a morte de poupar um rosto tão lindo?
Michelângelo Buonarroti.
*
Ilustração: "O Rapto de Ganimedes" por Michelângelo Buonarroti.

Sobre o Rapto de Ganimedes:

O Rapto de Ganimedes está na Mitologia Grega: Assim como Zeus transfornou-se em um touro e raptou Europa, ele também ficou fascinado com a beleza do jovem pastor Ganimedes, transformando-se em uma águia e raptando-o. Diz-se que Zeus, em forma de Águia, possuiu Ganimedes em pleno voo. Uma vez no Olimpo, Ganimedes substituiu Hebe na função de servir néctar aos deuses. Agora, aqui eu fiquei com pena de Ganimedes: Melhor ser pastor na terra do que serviçal no Olimpo, a meu ver... Quanto ao desejo de Zeus, vemos que ele é universal, dirigido aos seres humanos, inobstante o gênero. No que diz respeito às violações sexuais, Zeus está aí, há 4.000 anos nos dizendo que elas podem tanto ser contra homens como contra mulheres.


  • 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário