terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

 "NÃO ESTOU NO LUGAR CERTO - EU NÃO SOU UM PINTOR!"

(MICHELÂNGELO BUONARROTI)




"Já ganhei bócio com esta tortura,
curvado aqui como um gato na Lombardia
(ou em qualquer outro lugar onde há veneno na água estagnada).
Meu estômago está esmagado sob meu queixo,
minha barba está apontando para o céu,
meu cérebro está esmagado em um caixão,
meu peito torce como o de uma harpa.
Minhas pinceladas,
acima de mim, o tempo todo, pingando tinta
então meu rosto dá um bom piso para excrementos!
Minhas ancas estão apertando minhas entranhas,
minha pobre bunda se esforça para funcionar como um contrapeso,
cada gesto que faço é cego e sem objetivo.
Minha pele fica solta abaixo de mim,
minha espinha
toda amarrada de se dobrar sobre si mesma.
Estou tenso como um arco sírio.
Porque estou preso assim, meus pensamentos
são loucas e pérfidas tripas:
qualquer um atira feio através de uma zarabatana torta.
Minha pintura está morta.
Defenda isso para mim, Giovanni, proteja minha honra!
Não estou no lugar certo - Eu não sou um pintor!"
(Carta-poema desesperada de Michelangelo Buonarroti para Giovanni de Pistoia quando o artista estava pintando a abóbada da Capela Sistina em1509).
*
Ilustração: a Punição de Aman - Detalhe da Capela Sistina (Michelângelo Buonarroti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário