quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

 DESTINO DE MICHELÂNGELO: SER PIETÀ NA VIDA...







O vigor, o brilho renascentista da poetisa Vittoria Colonna, companheira, confidente e interlocutora de Michelângelo não o livrou de, mais uma vez na vida, após a precoce perda de sua mãe, ser o Pietà de uma mulher...
Além de ter velado a amada intermitentemente em seu leito de morte, foi em seus braços e sob as suas lágrimas aflitas que ela deu o seu último suspiro...
LAMENTO pela MORTE de Donna VITTORIA COLONNA
Marquesa de Pescara.
Como é doce para mim dormir o sonho da pedra
O sono profundo é aquele que as estátuas embalam
Quando o século é infame para fechar as pálpebras
Não ver e não sentir tornam-se virtudes
Cale a boca! Não me acorde! Fale baixo...
Quem fala na sala onde a morte cala
Não, não é o escultor imóvel e sonhador
Nem pelo fim de Florença eu sofri tanto
Mulher, eu havia que te ver primeiro, antes
De Michelangelo antes de mim antes do Deus vivo,
Eu tenho ciúmes Dele como tenho ciúmes das flores claras
Que você às vezes misturava ao seu cabelo dourado
Eu chorei muitas vezes na Roma estrangeira
Escola de exílio para o amor separado
O infortúnio pelo qual chorarei amanhã,
Minha Vittoria de olhos fechados que o eterno embeleza,
Você que meus braços nunca irão segurar
Toquei sua mão fria e a tenho em meu coração para sempre,
O arrependimento de não ter ousado tocar na sua testa
0 desejo terrível que nada mais interrompe,
Mulher Colonna na cama em coluna,
Você muda de rosto neste dia angustiante
E a noite das tumbas finais dá a você
As características que dei à capela de San Lorenzo
Para aquela noite que sonha com um mundo diferente.
Amor, você não terá piedade dos meus anos cinzentos
Amor, você não me odeia por muito tempo,
O amor no caixão é amado talvez mais
Nada pode acalmar este pobre velho coração
Ter perdido Vittoria foi ter perdido a minha pátria.
Michelângelo Buonarroti

Nenhum comentário:

Postar um comentário