domingo, 28 de junho de 2015

Campanha
            Andrea Campos


Cambuí Jr.

Aos poucos ele avançava
Armado dentre os gravetos
Enquanto a minha pele ao sol
Quarava
Cintilando os galhos secos.

Mandacarus urticantes e sós
Circundavam as trincheiras,
Nesse deserto, apenas nós
Éramos o lodo das ipueiras.

Ele me apontava os joelhos rentes
Peito em riste, rangia os dentes,
Descoronhava  as facas peixeiras
Pra carnear-me pelas beiras,

Num átimo fazia o assalto
E a guerra era no corpo a corpo,
Num frenesi, num saque incauto,
Suor e sangue, cuspes, lufadas
Até as exangues pernas trançadas,


O urubu ao longe, absorto
A tudo assistia em sobressalto...

Envoltos e premidos  pela secura,
Gotas nos escorriam à mancheia
E a batalha prosseguia na várzea escura
Tendo as faíscas dos olhos por candeia,

Até que esfarrapado, quase morto,
Ele se rendia como um soldado
Sem mais trilha, tronco torto,
Fera vencida, bugre acuado.

Então eu me erguia como um fausto
Diante do amor inimigo e exausto
E sumia trôpega na caatinga,
Trêmula, untada em calda vazante,
Sabendo que todo amanhã se vinga
Da  noite com luz flamejante...

Assim, ao meio-dia,

Aos poucos ele avançava
Armado dentre os gravetos
Enquanto a minha pele ao sol
Quarava
Cintilando os galhos secos.




Do livro "Cantos do Amor Agreste", Recife: Ed. Babenco, 2010.

3 comentários: